A luz do motor acendeu: o que fazer?

29 de Agosto de 2018

A luz do motor acendeu no painel. E agora? São vários os problemas que podem ocasionar o acionamento desse sinal de defeitos no carro. Nessa hora, é preciso entender rapidamente o que pode estar causando o problema e se focar em consertá-lo.

Quer aprender a identificar o que pode ter feito a luz do motor acender? Então vem com a gente!

As luzes do painel As luzes do painel do carro são um sistema de avisos ao motorista, avisando quando algo está começando a dar problema no seu veículo. Muitas vezes, a luz acende muita antes do problema estar sério o suficiente para quebrar o carro.

Ainda assim, é preciso ficar atento e ser rápido em arrumar os problemas identificados pelas luzes. Isso porque o problema pode se tornar mais sério e acabar danificando permanentemente o carro.

Além da luz de motor, fique especialmente de olho na luz do óleo, na de temperatura e na de bateria. Elas podem estar indicando problemas sérios no seu veículo.

A luz do motor acendeu: e agora? Se a luz do motor acendeu, a primeira coisa que isso indica é que existe algum problema relacionado à combustão do combustível. Entretanto, diferente de outros sinais luminosos do painel, que são específicos, esse é um aviso genérico.

A primeira coisa a fazer é imediatamente desligar o carro e religá-lo. Dessa forma, se a luz do motor permanecer acesa, você já descarta uma falha no sistema de verificação da mesma. Se for o caso, desligue novamente o carro e espere esfriar para abrir o capô.

Quando a luz do motor acendeu e permaneceu assim após a checagem, é hora de ver uma lista de coisas que podem estar causando o problema. Não precisa se desesperar: a maioria delas você pode arrumar você mesmo.

A primeira delas, pela simplicidade da checagem, é o nível de óleo.

Em geral, a luz do óleo acende junto com a do motor quando ele está num nível baixo, mas existem alguns casos em que ela pode dar problema e ficar apagada. Como verificar a quantidade de lubrificação é fácil, é melhor descartar inicialmente o problema.

Injetores entupidos Um problema que pode causar o acendimento da luz do motor é o entupimento dos bicos injetores. Isso só vai acontecer caso os bicos estejam muito bloqueados pelas impurezas.

Se você não troca ou limpa os bicos injetores a muito tempo e notou um aumento do gasto de combustível recentemente, fique atento ao barulho do motor. Caso ele esteja fazendo sons de “batida”, como se fosse um carro muito velho, você já pode ter certeza que o problema é esse.

Velas de ignição falhando As velas de ignição são outra peça pequena do motor que podem ser substituídas com facilidade. Se o motor falhar de forma “irregular”, com um pistão ou outro sem funcionar de forma aleatória, é provável que o problema esteja aqui.

Nesse caso, é preciso trocar a vela de ignição, já que é impossível arrumar essa peça uma vez que ela começa a dar problemas.

A sonda lambda A chamada sonda lambda serve para garantir que a mistura de combustível e gases seja feita corretamente pelo motor.

Quando essa peça para de funcionar, a mistura de ar e combustível para a combustão começa a ser aleatória, o carro perde potência e a luz do motor acende.

Se o problema for esse, menos mal: a sonda lambda costuma ser simples de trocar e não exigir a retirada do motor do carro.

Catalizador entupido ou quebrado O catalisador é uma parte importante do escapamento do carro, responsável por diminuir a poluição e a temperatura dos gases que saem do motor antes que eles sejam soltos no ar.

Quando o catalisador está entupido ou com rachaduras internas, o fluxo de saída dos gases pode ficar comprometido, criando muita pressão dentro do motor e fazendo a luz do motor acender. Se o problema for nessa peça, ela é de fácil substituição.

Outros problemas mais complicados Alguns problemas podem ser mais caros para o bolso ou simplesmente mais complicados de resolver. O principal deles é quando a chamada centralina começa a travar. Em inglês, a peça é chamada de ECU e é responsável por todos os sistemas eletrônicos do motor, desde a injeção eletrônica até a sonda lambda.

Se o problema for na centralina, é preciso reconfigurá-la ou trocá-la. De qualquer forma, é um trabalho complexo e que exige conhecimentos de computação específicos para os automóveis.

Se o seu veículo for movido à diesel, vale a pena dar uma verificada na válvula EGR, responsável por regular a emissão de gases.

Nos carros à gasolina e álcool que fazem uso dessa peça, ela raramente dá problemas, mas nos movidos com diesel ela pode entupir e causar o acendimento da luz do motor pelos mesmos motivos que o entupimento do catalisador.