Saiba o que revisar e seu carro antes de viajar

28 de Agosto de 2018

Não dá para acreditar que você pega a estrada sem revisar o carro. Se nesse momento você está balançando a cabeça em sinal de positivo, trate de abandonar esse hábito. Antes de viajar, é fundamental perder um tempinho checando itens do veículo.

Alguns precisam ser vistos por um mecânico dentro das revisões periódicas, como freio e suspensão, por exemplo. Mas você pode evitar muitos problemas dando uma parada no posto de combustível perto de casa ou no caminho para o trabalho.

Os postos Petrobras têm um serviço chamado Lubrax +, um centro tecnológico de lubrificação automotiva que oferece um ambiente moderno, limpo e agradável. Na troca do lubrificante, 18 itens importantes para o bom funcionamento do carro são vistoriados, alguns deles prioritários antes de viajar. Veja, abaixo, o que você deve revisar antes de pegar a estrada.

Óleo e filtro – Verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Em caso de vencido, troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Troque também o filtro de óleo. Óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo de combustível.

Filtros do ar e combustível – Eles são essenciais para o bom funcionamento do motor. Influenciam diretamente no consumo de combustível se estiverem velhos. Em casos de muita sujeira, podem entupir e deixar você na rua. Ambos têm prazo de validade estipulado pelas montadoras.

Freios – Não precisa falar da importância dos freios para o carro, né? O sistema de freios deve ser revisado a cada 10 mil quilômetros em uma mecânica ou concessionária. Se isso estiver em dia, em um posto de combustível você pode checar o fluido do freio. Se estiver baixo, precisa ser completado e você deve procurar um mecânico porque possivelmente há vazamento. O fluido também tem prazo de validade para ser trocado completamente.

Arrefecimento –O primeiro ponto de atenção aqui é manter sempre o tipo recomendadopelo fabrican te, que pode ser normal ou de longa duração (fluido orgânico). Além disso, a água do radiador deve estar no nível e também é preciso ver se o fluido do sistema de arrefecimento está em dia. Esse fluido ajuda a manter a temperatura do motor para evitar aquecimento. Você não quer ser um daqueles motoristas que ficam na estrada de capô aberto com motor fervendo?

Pneus – Calibre os pneus, inclusive do estepe. Siga as recomendações da fábrica para o seu carro. Veja que há diferença de pressão para veículos carregados e vazios, dianteiros e traseiros. Os pneus, claro, não podem estar gastos.

Suspensão – A suspensão dos carros deve ser revisada a cada 10 mil quilômetros, incluindo fazer geometria e balanceamento. Se as revisões do seu carro não estão em dia, passe em um mecânico antes de viajar. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes. Puxadas na direção do carro em retas ou ruídos podem ser indícios de algo errado na suspensão.

Bateria – Quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar mais. Mas ela também deve ser revisada antes das viagens.

Palhetas – Muitas vezes você só se dá conta que os limpadores de para-brisa estão ruins quando pega aquela chuvarada na viagem e não enxerga nada. É importante checar a situação das palhetas, que não devem estar tortas nem com a borracha ressecada. Veja também a água do limpador dos vidros.

Painel – Fique atento às luzes do painel e o que elas representam. Algumas, como a de freio e a de bateria, podem indicar problemas. Se você tem dúvida sobre o que significam as luzes, consulte o manual do seu carro.

Lâmpadas – Nem pense em viajar com alguma lâmpada do carro queimada. É perigoso e você ainda pode ser multado. É preciso checar todas, entre elas as luzes de freio, ré, faróis e lanternas.

Itens de emergência – Veja se todos os itens de emergência estão no lugar, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.